Hoje (8), nosso diretor executivo Guilherme M. Martinelli cumpriu mais uma agenda com a comissão dos partidos de apoio a chapa Lula-Alckmin, no Rio de Janeiro. Dessa vez, os encontros foram com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e com a Academia Brasileira de Imprensa (ABI).
No encontro com a ABC, foram debatidas propostas para as áreas de ciências, inovação, tecnologia e educação apresentadas pelos representantes da comunidade científica, como o aumento de investimento em CT&I e valorização das carreiras de professores e pesquisadores.
Já no encontro com a ABI, a comissão debateu sobre as demandas dos jornalistas brasileiros e propostas para a garantia de direitos da classe, como a regulamentação e valorização da profissão, a Lei dos Meios e a criação do Conselho Federal dos Jornalistas.
O Solidariedade e a Fundação 1º de Maio acham essencial que trabalhemos pela reconstrução de uma política de Estado para a área de CT&I, que foi desmontada no atual governo, e que também colabora para o desenvolvimento de mecanismos que possam garantir, não só a livre atuação do trabalho do jornalismo e da imprensa, como também coibir os ataques aos jornalistas e a proliferação de fake news.
Esses encontros fazem parte de uma série de reuniões itinerantes realizadas pela comissão dos partidos – que acontecerão em diferentes estados brasileiros para debaterem sobre assuntos importantes e urgentes para o país.