INSS anuncia reajuste de aposentadoria e divulga datas de pagamento

Faixa da Previdência Social
Publicado em: 21/janeiro/20   |   Autor: Laura Luz

O ano de 2020 começa marcado pelo reajuste da aposentadoria do INSS, que deverá ser paga a partir do fim de janeiro. Anualmente, para acompanhar a inflação, ocorre um reajuste de valores para garantir – ou tentar manter – o poder de compra da população. O aumento depende do tipo de aposentadoria que o cidadão recebe: um salário mínimo ou um valor maior. Entenda a diferença:

Valor para quem recebe salário mínimo

Contabilizando cerca de 23 milhões de beneficiários, as pessoas que recebem atualmente um salário mínimo terão reajuste com alíquota de 4,48%, ou seja, receberão R$47,00 a mais mensalmente. O valor pago entre o fim de janeiro e o início de fevereiro será de R$ 1.045,00 por mês.

Antes: R$ 998,00

Agora: R$ 1.045,00

Ainda assim, não há ganho real com esse aumento, pois cobre apenas o valor da inflação de 2019.

A data de pagamento dependerá do último número do benefício – o digito não deve ser considerado – ou seja, se o número do benefício for 537.698.988-1, deverá ser considerado o número 8.

Veja os números correspondentes ao pagamento de janeiro/fevereiro:

Último número

Data de pagamento

27 de janeiro

28 de janeiro

29 de janeiro

30 de janeiro

31 de janeiro

3 de fevereiro

4 de fevereiro

5 de fevereiro

6 de fevereiro

7 de fevereiro

Valor para quem recebe mais que um salário mínimo

O cálculo para quem recebe mais que um salário mínimo é diferente por levar em conta o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que é responsável por acompanhar o aumento do custo de vida de pessoas com renda de até cinco salários mínimos. A alíquota para esses casos será de 4,48% aplicado ao valor recebido pelos beneficiários. O que isso quer dizer? Que um aposentado que atualmente recebe R$ 2.000,00 deverá receber R$ 2.089,60.

Para esses beneficiários, o valor máximo (teto) pago pelo INSS aumentou e será de R$ 6.101,06, uma diferença de R$ 261,61 em comparação ao ano anterior.

Teto antes: R$ 5.839,45

Teto agora: R$ 6.101,06

A data para pagamento também dependerá do último número do benefício. Veja os números correspondentes ao pagamento de fevereiro (o de janeiro começou a ser pago nos primeiros dias do mês):

Último número

Data de pagamento

1 e 6

3 de fevereiro

2 e 7

4 de fevereiro

3 e 8

5 de fevereiro

4 e 9

6 de fevereiro

5 e 0

7 de fevereiro

Datas de pagamento para 2020

Para se programar e acompanhar as datas em que receberão o benefício, os aposentados podem acompanhar a tabela oficial divulgada pelo INSS: https://www.inss.gov.br/orientacoes/tabela-de-pagamento-de-beneficios/

2019 Fundação 1º de Maio. Partido Solidariedade. © Todos os direitos reservados.