Representante da Fundação participa de atividades promovida pela Transparência Eleitoral

Na imagem, uma lupa preta focando na palavra transparência.
Publicado em: 11/outubro/18   |   Autor: Artur Souza Costa

O diretor-técnico da Fundação 1° de Maio e presidente da comissão de ética do Solidariedade, Flavio Nogueira, participou, em Brasília, dos eventos organizados pela ONG (Organização não Governamental) Transparência Eleitoral. A Instituição veio ao Brasil para uma Missão Eleitoral, no qual reuniu quase 30 pessoas para diversas atividades sobre as eleições de 2018.

O grupo foi liderado pelo chefe da Missão e membro do Conselho sobre Transparência Eleitoral, Ann Ravel e pelo Diretor Executivo, Leandro Querido, além da Coordenadora de Missões de Observação Eleitoral, Camila Rojas.

Na quarta-feira (3), a equipe chegou a capital nacional. No dia seguinte, quinta-feira (4), a primeira atividade foi visitar o plenário do Tribunal Superior Eleitoral brasileiro, em seguida, os participantes conheceram a sede do Solidariedade, tendo o Flavio Nogueira como anfitrião.

Continuando suas atividades no Brasil, na sexta feira (5), a Transparência Eleitoral foi ao Instituto de Direito Público para participar do “Seminário Internacional sobre a Constituição: jurisdição, direitos fundamentais, desenvolvimento e democracia”. Os participantes ainda visitaram outros partidos políticos e participaram de um debate sobre direito eleitoral americano.

Na manhã do dia da votação, domingo (7), a turma esteve na Justiça Eleitoral para a realização da “Zerésima”, que é o ato de ligar a urna eletrônica antes do começo da votação, na presença de mesários e representantes dos partidos políticos, e emitir um relatório que comprova que nela estão registrados todos os candidatos e que não há nenhum voto computado. No mesmo local, o juiz, presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, Eduardo Rosas fez uma conferência com a delegação.

No fim do dia, o grupo visitou as seções eleitorais de Brasília e acompanhou o resultado do pleito.

Transparência Eleitoral

É uma ONG (Organização não Governamental) que trabalha para garantir a integridade das eleições na América Latina. A instituição tem uma equipe formada por acadêmicos, juristas e consultores que disseminam projetos que abordem o tema eleitoral, além de capacitar partidos políticos, organizações da sociedade civil, autoridades políticas, órgãos eleitorais e outros grupos.