Fundação 1° de Maio leva formação política para todas as regiões do país

Pessoas, em formato escolar, assistem um dos cursos da Fundação 1° de Maio.
Publicado em: 06/julho/18   |   Autor: Ylka Teixeira

A Fundação 1° de Maio acaba de concluir mais um ciclo de cursos voltados à formação política. Durante os seis primeiros meses do ano foram percorridas as quatro regiões do país com o objetivo de levar a conscientização política, o debate de ideias e o conhecimento teórico e prático sobre os mais diversos temas ligados à política nacional para parte da população de cada uma dessas regiões.

De janeiro a março, o curso apresentado aos participantes foi o #Sou Solidário, voltado para militantes do Solidariedade e também para cidadãos interessados em fazer parte da política nacional de forma ativa.

Neste curso foram abordados temas como: a história dos partidos políticos no Brasil e no mundo e a composição do Estado. Outro tema debatido foi a importância do uso consciente das redes sociais para o engajamento político. Como destaque das edições, ficou o debate sobre a importância do militante perante a atual situação política no Brasil. O formato foi um sucesso e recebeu elogios por onde passou.

A partir de março, com a aproximação das campanhas eleitorais, e com o objetivo de orientar os pré-candidatos do Solidariedade sobre como fazer campanha de forma clara, objetiva e inteligente, a Fundação passou a viajar o país com o curso Mandatários, voltado não só para quem busca se eleger ou reeleger, mas também para a equipe que irá trabalhar com os candidatos durante o período eleitoral.

Para preparar o conteúdo que foi ministrado durante esse curso, a equipe da Fundação levou em consideração, além do cenário de descrença que a população tem para com os políticos no país, mas também todas as mudanças ocorridas na reforma eleitoral de 2017.

Assim, os temas abordados durante os encontros foram: o papel do Solidariedade no contexto político atual, como planejar uma campanha de sucesso, o uso das mídias digitais como parte ativa da campanha, a legislação eleitoral após a reforma e por fim, para encerrar com chave de ouro, uma palestra sobre oratória e motivação.

“Estamos em um ano decisivo para o processo democrático do país. Em breve, a população brasileira irá escolher seus representantes a nível estadual e federal. Cumprindo o nosso papel, de alimentar o debate e promover a conscientização política, esperamos ter levado aos cidadãos interessados na gestão pública, uma forma diferente de fazer política e uma visão mais humana para com a nossa nação. E aos militantes do Solidariedade, além de um olhar mais crítico na hora de escolher seus representantes, a possibilidade de ter voz ativa no cenário político do país”. Afirmou Samanta Costa, presidente da Fundação 1° de Maio.