Nesta sexta-feira (15), é comemorado o Dia do Professor, a data foi instituída para homenagear os profissionais que transmitem conhecimento e desenvolvimento para educação no nosso país.
A data é celebrada em referência a Dom Pedro I, que no dia 15 de outubro de 1827, emitiu uma lei sobre o Ensino Elementar, considerada um passo importante para o ensino no Brasil. Pois definiu que todas as cidades do Brasil deveriam ter Escolas de Primeiras Letras (Ensino Fundamental), além de estipular o salário dos professores e matérias básicas de ensino.
Mais de um século depois dessa lei, o idealizado Salomão Becker (1922-2006), criou o Dia do Professor, em 1947. E no ano seguinte, a data foi oficializada como feriado escolar pelo decreto federal nº 52.682.
Professores no Brasil
Segundo o Censo Escolar 2020, o Brasil possui 2,2 milhões de professores, sendo 1,3 milhões do Ensino Público (63%). Em todas as etapas de ensino básico, as mulheres são maioria;
- 96,4% na Educação Infantil
- 88,1% nos anos iniciais do Ensino Fundamental
- 66,8% nos anos finais do Fundamental
- 57,8% no Ensino Médio
A educação é uma das mais poderosas formas de transformação pessoal e coletiva, e um ensino público de qualidade forma profissionais e cidadãos com consciência crítica e visão apurada.
E neste dia, homenageamos e reforçamos a importância de todos os professores para a sociedade brasileira, que enfrentam diariamente a falta de investimento e reconhecimento. Mesmo assim, exercem seu papel em busca de um país mais justo e promissor.