Convenções partidárias podem ocorrer até dia 5 de agosto
Solidariedade já realizou convenção em Taubaté (SP) e lançou a candidatura de Loreny Caetano a prefeita. Foto: Marcelo Caltabiano.

No Brasil, apenas filiados a partidos políticos têm permissão para concorrer às eleições. Contudo, como um partido pode ter múltiplos candidatos, é nas convenções partidárias que são determinados os escolhidos para representar o partido.

As convenções partidárias são reuniões realizadas pelos membros filiados a um partido político, onde são debatidos e decididos assuntos de interesse do grupo, incluindo a definição dos candidatos, coligações e estratégias de campanha eleitoral.

Durante essas convenções, também ocorre o sorteio dos números que identificarão cada candidato nas eleições. No entanto, os partidos têm o direito de manter os números utilizados em eleições anteriores, enquanto os candidatos podem manter os mesmos números concedidos em eleições anteriores para o mesmo cargo. Deputados e vereadores, por sua vez, podem solicitar novos números independentemente do sorteio.

As convenções partidárias estão programadas para ocorrer entre os dias 20 de julho e 5 de agosto do ano eleitoral. Durante esse período, as decisões tomadas nessas reuniões moldarão diretamente o cenário político e eleitoral do país. Por isso, as convenções desempenham papel crucial neste processo democrático brasileiro, pois representam a voz e a vontade dos filiados de cada partido político. São nesses encontros que se definem os rumos das eleições, com a escolha dos candidatos que buscarão representar os ideais e propostas de seus partidos. Assim, compreender e participar desse processo é fundamental para fortalecer a democracia e garantir uma representação política autêntica e digna.