Preparação para as eleições municipais: capacitando candidatos para gestões do futuro
Paulo Pequeno

Diretor de projetos e programas políticos da Fundação 1º de Maio

Qualifica Eleições em passagem por João Pessoa (PB).

As eleições municipais de 2024 se aproximam e agora é hora de se preparar para votar e ser votado. No último ano eleitoral para prefeitos e vereadores, em 2020, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) registrou número recorde de registro de candidaturas: foram mais de 557 mil candidatos registrados em todo o Brasil; destes, 528.421 tiveram suas candidaturas aceitas.

Houve um aumento expressivo 60 mil candidaturas frente às eleições de 2016 e isso se deve, principalmente, ao fim das coligações para eleições proporcionais, que elegem vereadores e deputados. Os partidos, então, registram mais candidatos para alcançarem o maior número de votos possível e assim conseguirem cadeiras nas Câmaras Municipais. Mas antes de tudo, o grande desafio aqui é lançar pré-candidatos fortes que realmente representem as necessidades dos cidadãos, e não somente ter um número alto de candidaturas.

As cidades do futuro precisam ser cada vez mais pensadas para enfrentar a desigualdade social e mudanças climáticas, mas isso só é possível com a escolha dos prefeitos e vereadores nas próximas eleições. Nossos representantes municipais constituem a base da democracia local e são as decisões deles que irão garantir uma boa qualidade de vida para os cidadãos, ao passo que são os poderes Executivo e Legislativo municipais os responsáveis pelas políticas públicas de saúde, educação e infraestrutura nas cidades.  Além disso, as eleições municipais são essenciais para diversificar nossa representação política e assim tornar a política cada vez mais representativa, garantindo que várias perspectivas sejam consideradas nas decisões do governo.

São os gestores locais que impulsionam o desenvolvimento local e garantem um crescimento sustentável, por meio de uma gestão eficaz e transparente. Por isso, o Solidariedade tem se organizado para formar pré-candidatos bem preparados e capazes de gerir cidades com competência na próxima legislatura. Paralelamente a isso, a Fundação 1º de Maio oferece capacitação técnica para que os candidatos consigam gerenciar suas campanhas e terem assim mais chances de vencer o pleito que se aproxima com programas de formação como o Qualifica Eleições. Por isso, chegue junto, filie-se e participe das atividades da Fundação 1º de Maio e Solidariedade!