Como é do nosso conhecimento, o direito à saúde no Brasil é para todo cidadão, até mesmo os estrangeiros podem ser atendidos pelo Sistema Único de Saúde – direito esse garantido pela Constituição Federal Brasileira de 1988. Direito fundamental e social que tem a função de colocar em prática os serviços de saúde previstos por lei.
Para que o Brasil possa avançar em políticas públicas de saúde é necessário melhorar a qualidade do atendimento público em saúde em todas as esferas: municipal, estadual e Federal, ampliando o serviço primário e secundário, em UBS, postos de saúde, AMAs e AMEs de norte a sul do país.
Orientar e acompanhar de forma educativa o cidadão para que este faça o uso correto destes serviços, valorizando a sua sequência e passando primeiro por um atendimento primário, depois secundário antes de chegar aos hospitais para um atendimento terciário, evitando internações desnecessárias e maior gastos financeiros aos cofres públicos.
Além disso:
- Minimizar falhas de gestão pública
- Aumentar o número de profissionais de saúde com capacitação adequada as suas funções, promover atendimento familiar adequado e integrado.
- Regularizar, otimizar e acompanhar o atendimento em prontos socorros para obter direcionamento correto dos atendimentos, evitando filas e tumultos.
- Diminuir espera no atendimento a saúde nas três esferas: primária, secundária e terciária.
- Buscar um aumento da qualidade e eficiência dos serviços de saúde, evitando falhas, faltas e riscos, utilizando a tecnologia e mão de obra qualificada.
- Fornecer serviços de atenção básica à população com qualidade, procurando minimizar ou até mesmo evitar que esta população precise utilizar os serviços terciários.
- Buscar parcerias publicas privadas especializadas em serviços de saúde, sob acompanhamento e vigilância dos serviços prestados a população.
- Utilizar a medicina online.
- Utilizar serviços online de outros profissionais da saúde, evitando que a população faça deslocamentos desnecessários.
- Fazer uso da tecnologia para simplificação, integração e atendimento padronizado dos processos de saúde, agilizando o contato profissional X paciente e atendimento X necessidade.
- Capacitar profissionais de saúde para a utilização dos equipamentos médicos hospitalares evitando o sucateamento das unidades de saúde.
- Fiscalização, acompanhamento e orientação de todos os processos de saúde pública brasileira, de forma a evitar fraudes, corrupção e falta de atendimento a quem precisa.
- Oferecer uma assistência a saúde com qualidade e sem ricos a população usuária destes serviços.
É de fundamental importância que a população saiba que ao utilizar adequadamente os serviços básicos de saúde dificilmente será necessário utilizar os serviços terciários de saúde.
Para isso, é necessário fazer com que toda a população brasileira tenha ciência dos seus direitos de utilização dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde, que possam usufruir da melhor maneira possível deste bem adquirido e oferecido através de leis do país e da maior força e potência que é a Constituição Federal Brasileira.