A educação no Brasil apresenta desafios de várias ordens, as quais estruturais, pedagógicas, financeiras, sociais e culturais.
Os problemas educacionais no Brasil, além de diversos, são também complexos. Tantos problemas requerem soluções rápidas, algumas mais difíceis que outras de se resolver.
Pensar na educação e seu futuro no Brasil prevê então uma reformulação de todo o sistema educacional em caráter de emergência e atentar para a educação infantil, que é a base da educação, fornecer a este nível de ensino melhor estrutura, profissionais habilitados e recursos materiais.
Além disso, é importante promover ações de formação e capacitação de professores e estabelecer um piso salarial para a classe que seja condizente com suas responsabilidades.
Essas podem ser algumas ações que permitam à educação avançar rumo à qualidade tão esperada, desejada e necessária. A qualidade que defende a lei, garante a todos igualdade.
Essa é uma ação coletiva, que transcende a escola, envolve as famílias e é feita por milhões de profissionais nos sistemas de ensino.
Seguimos na luta pela educação de qualidade, laica, pública e gratuita para todos os brasileiros e brasileiras.