A importância do planejamento de campanha: o primeiro passo para a vitória nas urnas
Sandoval Fernandes

Diretor de planejamento estratégico da Fundação 1º de Maio

Guarulhos (SP) recebeu o curso de formação política Qualifica Eleições e contou com a presença do pré-candidato Elói Pietá. Foto: Carol Gavino.

Como diretor de planejamento estratégico da Fundação 1º de Maio, uma fundação partidária comprometida com a formação de líderes políticos, vejo diariamente a diferença que um planejamento bem estruturado pode fazer: organizar sua campanha estrategicamente é fundamental e o primeiro passo para sua vitória nas eleições.

Para enfrentar os desafios eleitorais, oferecemos o curso “Qualifica Eleições”, uma iniciativa especialmente desenhada para pré-candidatos. Este programa visa equipar os futuros políticos com as ferramentas necessárias para desenvolver uma campanha eficaz, abordando desde a elaboração de um plano de comunicação até a gestão de recursos e equipe.

Desde abril, o Qualifica Eleições tem visitado diversos estados do Brasil. Alagoas, Bahia, Goiás, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba, Pará, Paraná, Piauí, Rondônia, Acre, Tocantins e Rio de Janeiro já participaram do treinamento, oferecido gratuitamente, pela Fundação 1º de Maio. Além do curso presencial, os filiados do partido interessados em participar podem acessar a plataforma EaD, que democratizou o acesso a capacitação política de nossa fundação.

Durante o curso, os participantes aprendem a definir suas plataformas políticas, a engajar com diferentes segmentos do eleitorado e a utilizar as redes sociais de forma estratégica. Um dos maiores diferenciais do Qualifica Eleições é justamente a aula sobre planejamento de campanha, que dá ênfase na adaptação às mudanças do cenário eleitoral, já que as campanhas bem-sucedidas são aquelas que conseguem se ajustar rapidamente às novas informações e às reações do público. No “Qualifica Eleições”, ensinamos os candidatos a monitorar a opinião pública e a ajustar suas estratégias conforme necessário, garantindo uma abordagem sempre atualizada e eficaz.

Por isso, convidamos todos os pré-candidatos a participar do curso “Qualifica Eleições” e a se prepararem de maneira sólida para a jornada eleitoral. Acreditamos que com um planejamento estratégico bem fundamentado, os candidatos estarão muito mais preparados para conquistar a confiança e o voto do eleitorado. Então, chega junto do Solidariedade e vem para o Qualifica Eleições, porque na corrida eleitoral, quem se qualifica chega em primeiro!