A Fundação 1º de Maio completou nove anos de história neste dia 25, rumo a sua primeira década de história. Para a organização ligada ao Solidariedade, a educação política vem em primeiro lugar, com foco na oferta de cursos de capacitação.
“A Fundação 1º de Maio dá o protagonismo aos cursos presenciais para todos os estados do Brasil, a fim de disseminar a educação política para sociedade. Esse é nosso objetivo, mas ainda é pouco divulgado e conhecido do cidadão”, pontua Maria Izabel Simões, vice-presidente da Fundação 1º de Maio.
Empoderar não só seus filiados, mas também os cidadãos de toda nossa sociedade, este é o papel da Fundação 1º de Maio, como reforça Paulo Henrique dos Santos, diretor-executivo da Fundação 1º de Maio. “A Fundação 1º de Maio se destaca por sua abordagem inclusiva e comprometida em promover uma educação política eficaz e acessível. Sua ênfase na formação cidadã e no empoderamento das pessoas faz dela uma instituição singular e única”, defende.
“A Fundação 1º de Maio leva formação e educação política para os filiados e para sociedade civil, promovendo respeito e igualdade para todos”, comemora Giovanna Yule, diretora de planejamento estratégico da Fundação 1º de Maio.
“Sem informação segura, sem preparo e sem estratégia, não há como obter êxito no seu projeto. A Fundação 1º de Maio está estruturada, tem essa competência, tem uma plataforma (EaD) que também é um diferencial importante, e você tem tudo isso a sua disposição e de seus assessores e das pessoas que estão a sua volta”, reforça Adilson Borges, diretor técnico da Fundação 1º de Maio.
Fundação 1º de Maio tem capacitação exclusiva para mulheres
A Fundação 1º de Maio tem como um dos seus maiores projetos o Lidera+, programa de capacitação política exclusivo para mulheres que queiram ocupar cargos eletivos.
O Lidera+ chega em 2023 em sua 3ª edição e, desde seu nascimento é um projeto que abrilhanta os olhos de quem participa do curso de formação e também das pessoas que trabalham para que ele seja um sucesso.
“O que mais me marcou na história da Fundação 1º de Maio foi poder levar uma capacitação tão específica e tão importante para mulheres do Brasil inteiro, de diversos lugares, diversas culturas, diversas realidades diferentes. O curso que me traz mais boas memórias é com certeza, como mulher, o Lidera+, que capacita mulheres. A gente não quer ser só uma cota, a gente quer que as mulheres sejam de fato representativa”, diz Samanta Costa, presidente da Fundação 1º de Maio.
“O grande diferencial da Fundação 1º de Maio é o reconhecimento da importância em capacitar as pessoas para que elas possam participar ativamente da política e principalmente para nós mulheres, aumentando nosso poder de voz e representatividade num campo que é historicamente dominado pelos homens”, diz Andrea Envall, diretora financeira da Fundação 1º de Maio.
Equipe da Fundação 1º de Maio está bem preparada
“Para mim o mais impressionante nesses nove anos de história é perceber o quanto a Fundação cresceu. Cheguei bem no comecinho, há nove anos, quando a equipe da Fundação era composta apenas de três pessoas, hoje nós somos mais de 30 e nesses nove anos, nós temos caminhado muito, entregado muito conteúdo de qualidade para qualquer brasileiro e qualquer cidadão que queira aprender sobre política e pensamento crítico”, afirma Guilherme Martinelli, diretor-executivo da Fundação 1º de Maio.
“O grande diferencial da Fundação 1º de Maio é a dedicação que as pessoas que participam da Fundação têm nos projetos. O nível de organização, da entrega e de efetividade. O que é entregue, gera resultado”, elogia Kelps Lima, diretor de planejamento estratégico da Fundação 1º de Maio.
“O que mais me marcou na história da Fundação 1º de Maio é a forma que a equipe da Fundação trata não só os filiados, mas também as pessoas de um modo geral. A Fundação 1º de Maio é referência nacional no que diz respeito às fundações partidárias”, Sandoval Fernandes, diretor de planejamento estratégico da Fundação 1º de Maio.
Novos cursos e projetos para o próximo ano que se inicia na Fundação 1º de Maio
A Fundação 1º de Maio completa nove anos de história com um grande repertório de histórias de sucesso em todo o Brasil. Só neste ano, promovemos encontros por todo o Brasil com a Caravana Lidera+ para convidar as mulheres a participarem ativamente da política, incentivando-as a participar dos cursos de formação disponíveis no EaD e também da 3ª edição do Lidera+, que deve abrir inscrições já no próximo mês.
Para este novo ciclo, os votos são de muito trabalho e novos projetos.
“Meu desejo é que nosso DNA de educação e formação política chegue a todas as pessoas”, diz Paulo Pequeno, diretor de projetos e programas políticos da Fundação 1º de Maio.
“Desejo que a Fundação 1º de Maio continue transformando sonhos em realidade com capacitação, treinamento e inovação”, completa Ariele Macedo, vice-presidente da Fundação 1º de Maio.