Neste ano, os brasileiros irão às urnas para escolher deputados, senadores e presidente. As eleições começarão no dia 02/10 e, se necessário, o segundo turno acontecerá no dia 30/10.
Para esse evento tão importante e fundamental para a democracia do nosso país, a Fundação 1º de Maio separou os principais acontecimentos do calendário eleitoral de 2022. Confira:
Março
A partir do dia 03/03 está aberta a janela de migração partidária.
Os políticos que ocupam cargo de deputado ou deputada e que pretendem concorrer às eleições de 2022 podem mudar de partido sem perder o cargo atual durante esse período.
Abril
O dia 1º de abril marca o encerramento da janela de migração partidária sem perda de mandato.
Até o dia 02/04 o Presidente da República, governadores e prefeitos que desejam participar das eleições de 2022 devem renunciar aos seus mandatos.
Além disso, as legendas e federações partidárias devem ter oficializado seu estatuto no TSE para participar das eleições. Esse também é o prazo final para que candidatos e candidatas estejam filiados aos partidos pelos quais pretendem concorrer.
Maio
Eleitores e eleitoras que desejam fazer transferência de local de votação e revisão de dados do cadastro eleitoral, devem solicitar até o dia 04/05.
No dia 15/05, pré-candidatos e pré-candidatas podem começar a arrecadação de recursos financeiros por meio do financiamento coletivo. Porém, neste período ainda não é permitido pedir votos ou fazer propagandas eleitorais na internet.
20 de julho a 05 de agosto
Entre essa data fica permitido a realização de convenções partidárias para a escolha de candidatos. Sendo dia 15/08 a data final para o registro das candidaturas.
A partir do dia 16/08 fica permitida a distribuição de material gráfico, caminhadas ou propagandas na internet.
Em 26/08 inicia-se a propaganda eleitoral gratuita na televisão e jornal, do primeiro turno, sendo transmitida até o dia 29/09. Já no segundo turno, a propaganda ocorrerá entre os dias 07/10 a 28/10.
Outubro
O primeiro turno começa a partir do dia 02/10 e, eventualmente, o segundo turno no dia 30. As votações iniciam às 8h e terminam às 17 horas, oficializado pelo horário de Brasília em todos os estados do país.
As eleições deste ano são de total importância para a garantia de um país justo, democrático, com igualdade e solidariedade para todos!