O movimento do Novembro Azul, teve origem em 2003, na Austrália, com o intuito de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina, principalmente o câncer de próstata.
Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens (atrás apenas do câncer de pele) e, anualmente, o país registra cerca de 68 mil novos casos e 15 mil mortes causadas pelo tumor.
Sintomas
Na fase inicial, muitos pacientes não apresentam sintomas e quando os sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que dificulta a cura. Dentre os sintomas podemos listar:
- Sintomas urinários (infecção, dores e presença de sangue);
- Dor óssea;
- Insuficiência renal.
Vale lembrar que, mesmo com as campanhas de prevenção e alerta para a realização dos exames, muitos homens relutam em procurar um médico para detectar o câncer de próstata em estágio inicial.
E ainda, o preconceito e vergonha são algumas das razões que levam os homens a não fazerem procedimentos simples, para identificar o tumor.
Tratamento e prevenção
A escolha do tratamento mais adequado deve ser feita de forma individual e definida pelo médico. Além disso, todas as modalidades de tratamento são oferecidas, de forma gratuita, pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
A Lei dos 30 dias (13.896/2019), determina que, caso haja suspeita de câncer, os exames para diagnóstico devem ser feitos pelo SUS, em até 30 dias, sendo direito dos pacientes, e caso não seja cumprido, a pessoa deve procurar um apoio jurídico.
Com isso, a realização dos exames em menor tempo, possibilita identificar o câncer precocemente, e consequentemente, maior chance de cura.
Conforme o INCA, o diagnóstico precoce desse tipo de câncer possibilita melhores resultados no tratamento e deve ser buscado com a investigação de sinais e sintomas como:
- Dificuldade de urinar
- Diminuição do jato de urina
- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite
- Sangue na urina
Na maior parte das vezes, esses sintomas não são causados por um tumor, mas é importante que eles sejam investigados por um médico.
Mantenha seus exames em dia, procure um médico e faça o pedido de exames para verificar a sua saúde pelo menos uma vez ao ano. Mesmo na ausência de sintomas, o ideal é que homens a partir dos 40 anos consultem um médico urologista.