Na última terça-feira (14), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por unanimidade, decidiu pela incorporação do PROS ao Solidariedade. Com essa medida, o PROS e o Solidariedade ganham forças e ultrapassam a cláusula de barreira.
Sabemos que com as novidades chegam as dúvidas. Então, se você ainda não entendeu como funciona, vamos esclarecer algumas questões.
O que é incorporação?
A incorporação é quando um partido político decide adotar ao estatuto e programa partidário de outro partido, ocasionando na extinção do partido incorporado e tornando todos um só partido. Neste caso, o partido incorporador permanece com nome e número, se assim desejar.
Agora ficou mais claro, certo? Mas sabemos que você ainda deve ter dúvidas sobre como isso vai funcionar na prática para o PROS e o Solidariedade, por isso preparamos uma lista com as 7 principais coisas que você precisa saber para ficar por dentro desse processo!
1
O PROS e o Solidariedade decidiram se unir para começarem um novo momento de caminhada política, agora todos sob um único partido: o Solidariedade.
2
A forma de união decidida foi a incorporação do PROS pelo Solidariedade, conforme decidido por Convenções Nacionais dos partidos realizadas em outubro do último ano.
3
Com a incorporação, o PROS aderiu ao estatuto e programa do Solidariedade e juntos passam a reunir suas forças em um só partido.
4
A sigla partidária e o número do Solidariedade serão mantidos, todos serão Solidariedade 77!
5
Após a aprovação da incorporação pelo Tribunal Superior Eleitoral, o PROS deixará de existir. Assim, os filiados ao PROS passarão a ser filiados ao Solidariedade. Nenhuma ação precisará ser feita a respeito, o sistema da Justiça Eleitoral automaticamente fará a conversão das filiações.
6
Os filiados vindos do PROS terão como data de filiação ao Solidariedade as datas das respectivas filiações ao PROS e não a data da conversão das filiações em razão da incorporação.
7
Para os filiados do Solidariedade não muda nada! A Fundação 1º de Maio continuará atuando para a formação política, agora estendendo nosso trabalho aos novos filiados.
Agora somamos forças para fazer do Brasil um país mais igualitário e de oportunidades para todos!