Encontro debate o amor e a dignidade humana

imagem dos participantes reunidos ao término do evento
Publicado em: 19/junho/17   |   Autor: Adriana Santos

Na manhã desta segunda (19), tivemos um primeiro encontro para debater a religiosidade e suas contribuições para a sociedade brasileira. Representantes de diferentes grupos religiosos como espiritismo, umbanda, protestantismo, catolicismo, estiverem presentes.

Em tempos sombrios para a política brasileira e de radicalização de ideologias partidárias, as crenças religiosas trazem algo em comum a ser cultivado: o amor e a valorização da dignidade humana. Pode parecer algo utópico ou irracional, mas o amor, como uma ação política, é um grande caminho para o processo de transformação.

Segundo Humberto Maturana, neurobiólogo chileno, o instinto de cooperação entre os seres é motivada por uma emoção primordial, o amor. Para o autor, é este que direciona as pessoas para uma prática pautada na cooperação, na associação e troca. Sob essa ótica, uma sociedade que não cultiva e valoriza o amor enquanto potência política, fortalece princípios individualistas, com indivíduos centrados em si mesmos sem a capacidade de perceber e respeitar o outro, em outras palavras, uma sociedade que não presa pela dignidade humana.

Moisés Silva, um dos idealizadores do encontro, fez questão de reiterar que a ideia não é evangelizar, catequizar ou mudar a crença de outras pessoas. "Nossa missão é que diante de assuntos políticos possamos chegar a um direcionamento, pautado na ideia comum entre as diferentes religiões, da transcendência do homem".

Clique e saiba mais sobre o evento.

Assessoria Fundação 1º de Maio

2017 Fundação 1º de Maio. Partido Solidariedade. © Todos os direitos reservados.